quarta-feira, 13 de junho de 2012

*-* Evolução resumia dos modelos atômicos *-*


Demócrito de Abdera e Leucipo de Mileto: teoria atomista (circa 400 a.C.)
Sem comprovação científica. A teoria diz que a matéria é composta por elementos indivisíveis chamados átomos (em grego: “a” = negação, “tomo” = divisível; átomo= indivisível). Não há certeza se a teoria foi concebida por Demócrito ou por seu mestre Leucipo, mas parece não haver dúvidas de ter sido Demócrito quem sistematizou a teoria atomista.
Importância: primeira definição de átomo.
Curiosidade: Demócrito também desenvolveu o conceito de universo infinito, onde existe um número infinito de mundos.

John Dalton: modelo da bola de bilhar (início do século XIX)
Dalton prova cientificamente a existência do átomo, ainda considerado a menor partícula esférica, maciça e indivisível formadora da matéria.
Importância: primeiro modelo atômico experimental.
Curiosidade: Dalton era daltônico. Tanto que foi o primeiro cientista a estudar o daltonismo, do qual ele mesmo sofria.

Joseph John Thomson: modelo do pudim de passas ou do bolo de ameixas (final do século XIX)
Descobriu partículas negativas, as quais deu o nome de elétrons, e da relaçāo entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do nêutron. O átomo seria composto de elétrons embebidos uniformemente numa “sopa” de cargas positivas, como as passas num pudim.
Importância: primeiro modelo a derrubar a idéia de indivisibilidade do átomo.
Curiosidade: O alemão Eugene Goldstein foi o primeiro a detectar as cargas positivas, aproveitadas por Thomson em seu modelo.

Ernest Rutherford: modelo do sistema solar (início do séxulo XX)
O átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas circulares em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera — local onde se situam os elétrons — seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.
Importância: primeira divisão do átomo em regiões.
Curiosidade: O inglês James Chadwick provaria a existência do nêutron, o que lhe rendeu o Nobel da Física em 1934.

O dinamarquês Niels Bohr ainda complementaria os estudos de Rutherford propondo a divisão da eletrosfera em níveis e subníveis de energia. Assim, o elétron possuiria energia quantizada e não a perderia espontaneamente, devendo haver algum tipo de excitação para isso, o que o faria “pular” para um subnível mais externo, ou seja, mais distante do núcleo.

O conteúdo segue com os modelos quânticos de Broglie, Heisenberg e Schrödinger, números quânticos (principal, secundário, magnético e spin), princípio da exclusão de Pauli, regra de Hund, diagrama de Linus-Pauling e camada de valência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário