sábado, 31 de março de 2012

FENÕMENOS QUÍMICOS.


No momento, existem 12 tirinhas deste assunto. Esta é a tirinha nº 11
Refira-se sempre ao número acima para rever a tirinha desejada.
votos 442

Tudo se transforma, Substâncias Químicas, História dos elementos químicos

Por : Isabele Guimarães       

O que são substâncias químicas? O que são substâncias simples e compostas?

Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química. Elas também podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais)ou orgânicas (como a proteína, carboidratos, lipídeos, ácido nucleico e vitaminas).

Substância simples e substância composta

A molécula de água é formada por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Já o gás nitrogênio é composto por um elemento químico . O mesmo vale para o gás oxigênio. Dizemos então que o nitrogênio é uma substância simples, já que é formado pela união de dois elementos químicos. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de elementos químicos diferentes, e por isso é um composto binário(bi,do latim dois). Algumas substâncias compostas são formadas por íons de elementos químicos diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro. Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um elemento químico, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um elemento químico.                             Por: Isabele Guimarães.
.                                                                                                                       

sexta-feira, 30 de março de 2012

ato6m.gif (38449 bytes)átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva (Z é a quantidade de prótons e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z elétrons determinando o seu tamanho. (Wikipédia)
                        No núcleo do átomo temos os prótons e  nêutrons ,na eletrosfera, se encontra os életrons que giram em torno do átomo e estes estão eletricamente carregados de cargas negativas. 
                      
*Curiosidades : 
1.Como ocorre um relâmpago? 
Quando a atmosfera está estável, o seu campo elétrico é caracterizado por uma carga negativa na superfície e uma carga positiva na alta atmosfera. Os raios ocorrem quando dentro de um cumulonimbus surgem regiões separadas com cargas elétricas opostas. As partículas de carga positiva mais leves são elevadas para o topo pelas correntes de ar ascendentes e as de carga negativa, que são maiores, caem para a base da nuvem.Formando raios de grande descarga elétrica.(yahoo answers) 
                                                                                Rafael Esdras

Isótonos,isóbaros e isóbaros

Você já se cansou de sempre errar quando dois átomos são isótopos , isóbaros ou isótonos ? 

    Não se preocupe com isso, agora você não vai mais errar . 

*isóbaro - está vendo esse A é só se lembrar de mesma massa , que na Química é representada pela letra  A.
 *isótono - o N lembra o mesmo número de nêutrons.
*isótopo - o P lembra que a característica comum de dois átomos isótopos é de eles terem em comum o mesmo número de prótons P ou o mesmo número atômico Z  
                     Rafael Esdras

quarta-feira, 28 de março de 2012

continuação - Histórico da química

Do século III até o século XVI era conhecida como Alquimia, do século XVI ao século XVII como Iatroquímica e somente no século XIX começou a ser estudada como ciência, chamada até hoje de Química.
A partir daí surgiram cientistas que desencadearam o processo químico, foi instalado o primeiro laboratório de Química em uma universidade, foi criada a profissão de químico e surgiu a ideia de átomo como explicação para as mudanças na matéria.

Por Monique Sousa

segunda-feira, 26 de março de 2012

Histórico da química

A química, como muitas outras ciências, tem todo um histórico baseados em experiências, fatos, inclusive em filosofia.
A Ciência Química antes do século XIX era vista como arte, os chineses já conheciam o metal e os egípcios já purificavam ouro e prata. Durante o século XIX, a química passou a ser estudada como ciência e cientista químico tornou-se profissão. Após o século XIX, químicos e físicos, como Linus Pauling, desenvolveram trabalhos importantes para essa ciência que até os dias atuais é de grande importância para a sociedade.


Por Elane Barbosa

terça-feira, 20 de março de 2012

Quando pensamos em química a primeira imagem que associamos é de explosões em laboratórios, fórmulas químicas, cientistas malucos etc. Mas a verdadeira química vai muito além disso, está mais próxima de nós do que imaginamos, ela está presente em nossos cosméticos, remédios, nas grandes descobertas do mundo e muito mais...
A química é a área da ciência, que através do método científico, estuda a matéria e suas tranformações, assim como as mudanças de energia ocorridas nas tranformações




Ps. Evelyn Castro