terça-feira, 8 de maio de 2012

Números quanticos


Existem quatro números quânticos:
  • número quântico principal;
  • número quântico de momento angular ou azimutal(sécundario) ;
  • número quântico magnético
  • número quântico de spin
Estes quatro números quânticos, além de se complementarem, nos permitem fazer uma descrição completa dos elétrons nos átomos, pois eles dizem o nível principal de energia do elétron, o subnível de energia, a orientação espacial da nuvem eletrônica e a orientação do próprio elétron na nuvem. Cada combinação dos quatro números quânticos é única para um elétron.
Os primeiros três números quânticos são usados para descrever orbitais atômicos e a caracterização dos elétrons que neles se encontram. O quarto número quântico, número quântico de spin é utilizado na descrição do comportamento específico de cada elétron. Assim, qualquer par de elétrons pode ter até três números quânticos iguais sendo que, neste caso, necessariamente, o quarto número quântico deverá ser diferente, ou seja, este par de elétrons estará ocupando o mesmo orbital sendo que os elétrons apresentam spins opostos.  Postado por : Isabelle Kathellen

Distribuição Eletronica


Um dos grandes desafios para quem está aprendendo Química se chama distribuição eletrônica. O que vamos apresentar neste contexto pode facilitar em muito seus estudos relacionados à configuração de elétrons proposta pelo cientista Linus Pauling.
O número máximo de elétrons que cabe em cada camada ou nível de energia é dado através da tabela: Nível de Energia    Camada  Nº Máximo de elétrons
1°                               K                        2
2°                               L                        8
3°                               M                       18
4°                               N                       32
5°                               O                        32
6°                               P                        18
7°                               Q                        8
                                                                   
                                                                                                                                                                                                                             

Regras básicas:

1. O número atômico (Z) do elemento é a quantidade de elétrons a ser distribuída, esse número fica na parte superior do símbolo do elemento.

2. Utilizando o diagrama de Pauling, comece a distribuir os elétrons de cima para baixo, levando em consideração a ordem crescente de energia (orientada pelo sentido das setas).

3. Preencha os subníveis com o nível máximo de elétrons. Se um determinado subnível só comporta 6 elétrons, não ultrapasse essa quantia.

4. Confira o número de elétrons fazendo a soma dos mesmos em cada subnível.

Vamos colocar em prática?
Distribua os elétrons do átomo de ferro (Z=26).

Se o número atômico é 26, significa que no átomo normal de ferro há 26 elétrons. Aplicando o diagrama de Pauling, teremos:

postado por: Isabelle kathellen                                                                                         

Modelos Atômicos
  - Modelo Atômico de Thomson (1898)
Com a descoberta dos prótons e elétrons, Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons e os prótons, estariam uniformemente distribuídos, garantindo o equilíbrio elétrico entre as cargas positiva dos prótons e negativa dos elétrons.                                                                                                                    1. Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoria de Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3. “Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.
A conservação da massa durante uma reação química (Lei de Lavoisier) e a lei da composição definida (Lei de Proust) passou a ser explicada a partir desse momento, por meio das ideias lançadas por Dalton.
                                                                                        

3. Modelo Atômico de Rutherford
Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajetória de partículas a (partículas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma fina lâmina de ouro.  Ele observou que:
- a maioria das partículas a atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajetória (logo, há uma grande região de vazio, que passou a se chamar eletrosfera);
- algumas partículas sofriam desvio em sua trajetória: haveria uma repulsão das cargas positivas (partículas a) com uma região pequena também positiva (núcleo).
- um número muito pequeno de partículas batiam na lâmina e voltavam (portanto, a região central é pequena e densa, sendo composta portanto, por prótons
                                        postado por: Isabelle kathellen